A alopécia androgenética, responsável pela imensa maioria dos casos de calvície nos homens adultos, afeta consideravelmente a confiança e o bem-estar de muitos homens. A maioria dos pacientes começa com a perda significativa do cabelo em torno dos 20 a 30 anos e tenta vários tratamentos dermatológicos e hormonais para contê-la, buscando então as opções cirúrgicas para restauração capilar.
O QUE É?
Iniciada há cerca de 20 anos, a técnica de FUE (Extração da Unidade Folicular, em inglês) veio para resolver os principais estigmas das técnicas antigas: Dor e resultados artificiais. Ela é considerada hoje, por muitos especialistas, a melhor opção para tratar a calvície. Se baseia no conceito de que a densidade de fios da região temporal e occipital (acima das orelhas e na parte de trás da cabeça), que é resistente aos hormônios, é maior do que a necessária para uma boa aparência, então dali são retirados fios que são redistribuídos em uma boa densidade pelas áreas de calvície na parte da frente e na região da “coroa” do couro cabeludo.
Ela permite uma retirada de fios da área doadora sem cicatrizes extensas nem aparentes, mesmo em quem usa corte de cabelo curto, e uma implantação na área da calvície muito mais uniforme, com resultados naturais e duradouros. Isso em um procedimento realizado, na grande maioria dos casos, com anestesia local, muito menos dolorido no pós-operatório que as técnicas antigas e com retorno às atividades usuais em poucos dias.
PARA QUEM ESTÁ INDICADA?
Usada principalmente para homens com calvície decorrente da influência hormonal, a FUE também é uma ótima opção para reconstrução de áreas de cicatrizes no couro cabeludo, alopécia por doenças dermatológicas ou sistêmicas e para melhorar a estética das sobrancelhas e da barba.
COMO SÃO AS CICATRIZES?
São cicatrizes de cerca de 1 milímetro que ficam espalhadas pela área doadora e são totalmente escondidas pelo cabelo ao redor, mesmo com o uso de penteados curtos.
QUAIS SÃO OS CUIDADOS ANTES DA CIRURGIA?
Manter a área limpa. O uso de tratamentos medicamentosos para calvície beneficia o resultado do procedimento cirúrgico. O Minoxidil consegue engrossar o fio, permitindo uma área de cobertura maior de cada Unidade Folicular. O uso de Finasterida consegue controlar a progressão da calvície, evitando que após alguns anos do procedimento a área ao redor do cabelo implantado fique rala, necessitando de outra sessão de implante.
QUAL A ANESTESIA?
Anestesia local, que pode ser acompanhada de sedação.
QUAL A DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO?
Pode durar de 4 a 8 horas.
QUANTO TEMPO DURA A INTERNAÇÃO?
O paciente é liberado logo após o procedimento acabar.
COMO É A RECUPERAÇÃO?
Nas primeiras 24 horas é importante dormir de barriga para cima. O paciente sai do procedimento com uma bandana que é retirada ao chegar em casa. A área do implante não deve ser mexida. Em 24 horas é realizada uma limpeza local na clínica. Após 72 horas o banho de chuveiro é liberado e a limpeza deve ser feita com produtos específicos e com cuidado. O cabelo ao ser implantado entra em uma fase inativa, com os fios caindo após 1 mês e nascendo a partir de suas novas raízes. Em cerca de 6 meses é possível ver 50% do resultado e em 1 ano já é possível fazer a avaliação final.