fbpx

Abdominoplastia

O excesso de pele e gordura no abdômen, surgido após a gestação ou após perdas de peso significativas, é uma das principais queixas das nossas pacientes. Muitas queixam-se da aparência estética, do mal-estar e da baixa auto-estima que a flacidez causa. Felizmente, a Abdominoplastia é uma das cirurgias que mais gera satisfação das nossas pacientes e abaixo você encontra mais informações sobre ela.

 

O QUE É?
A abdominoplastia é a cirurgia plástica para retirada da pele e gordura excedentes no abdome, além do tratamento da flacidez muscular do abdome (diástase dos músculos retos do abdome).

 

PARA QUEM ESTÁ INDICADA?
Pacientes saudáveis, com peso adequado ou sobrepeso, com queixa de excesso de pele ou gordura no abdome ou flacidez dos tecidos ou com problema de diástase (separação) dos músculos retos abdominais após gestação ou após perda de peso importante.

 

COMO SÃO AS CICATRIZES?
O benefício que as pacientes tem com a melhora do contorno de todo abdome costuma ser tão significativo que as cicatrizes da Abdominoplastia, apesar de não serem pequenas, raramente são uma queixa das pacientes que já realizaram a cirurgia.

Sempre é realizada uma cicatriz curvilínea na parte inferior do abdome (logo acima do púbis), a extensão dessa cicatriz varia conforme a necessidade de retirada de pele e gordura. Pode ser uma cicatriz um pouco maior que uma cicatriz de cesariana para algumas, sem cicatrizes ao redor do umbigo (Mini-abdominoplastia), uma cicatriz que chega até a porção lateral do quadril junto com outra ao redor do umbigo (Abdominoplastia Convencional) ou uma cicatriz horizontal junto com uma vertical para pacientes com perda prévia de quantidade de peso (Abdominoplastia em Âncora). Essa cicatriz é posicionada de maneira que fique escondida pela maioria dos trajes de banho e roupas íntimas. Junto com essas podem ser adicionadas pequenas e discretas cicatrizes para lipoaspiração.

 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS ANTES DA CIRURGIA?
Manter uma rotina adequada de alimentação balanceada e exercícios físicos antes da cirurgia é essencial para que não haja um aumento expressivo de peso no período de recuperação pós-operatória.

Cuidados locais também são importantes, evitando depilação da região do púbis por cerca de 2 semanas antes da cirurgia e sempre mantendo-a limpa. Exames de sangue e eletrocardiograma também são solicitados para todas as pacientes, e devem estar bons.

 

QUAL A ANESTESIA?
Bloqueio peridural com sedação ou anestesia geral, para alguns casos.

 

QUAL A DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO?
Cerca de 3 horas

 

QUANTO TEMPO DURA A INTERNAÇÃO?
Cerca de 12 horas. Em algumas pacientes é necessário passar uma noite no hospital para melhor controle da dor e náuseas.

 

COMO É A RECUPERAÇÃO?
Nas primeiras 24 horas é importante manter-se em uma posição deitada com o tronco levemente dobrado, saindo da cama com cuidado para ir ao banheiro e realizar pequenas caminhadas com o tronco dobrado também. No período que a paciente está deitada é essencial realizar exercícios com as panturrilhas para diminuição do risco de Trombose Venosa Profunda. Depois de 48 horas o primeiro banho de chuveiro é liberado, de preferência com ajuda de outra pessoa e com a paciente sentada. O uso das meias de compressão é iniciado antes da cirurgia e mantido até que a paciente volte a caminhar normalmente, algo que demora cerca de 30 dias para ocorrer. A malha é usada continuamente, retirada apenas para o banho e limpeza da mesma, para isso a aquisição de uma segunda malha é recomendada, mas algumas horas sem ela, com a paciente em repouso, não são motivo de preocupação para quem não puder adquirir outra. Beber bastante líquido ajuda na circulação e reduz o risco de trombose. Alimentos leves, com pouco sal, açúcar e gordura, também são recomendados para evitar gases e desconforto abdominal.

Em cerca de 7 dias os pontos da lipoaspiração são retirados. Em cerca de 14 dias os pontos ao redor do umbigo são retirados. O fechamento da incisão maior geralmente é feito com fios absorvíveis que não precisam ser retirados.

Drenagens linfáticas são iniciadas após 7 dias, e ajudam a diminuir o inchaço mais rapidamente.

Após cerca de 15 dias a paciente já está apta a voltar à rotina com atividades leves e relações sexuais, com cerca de 30 dias já é possível dirigir e iniciar atividades físicas moderadas. Exercícios físicos mais intensos podem ser iniciados em 45 a 60 dias, dependendo da velocidade de recuperação da paciente.

Lembre-se que os cuidados que você tiver nessas primeiras semanas serão essenciais para o seu resultado por anos!

A Van Gogh Cirurgia Plástica está situada em Porto Alegre e Passo Fundo - RS, conta com um ambiente diferenciado e com profissionais de altíssimo nível.

SBCP

Contato Porto Alegre

Endereço:Rua Gomes Jardim, 301, sala 401 - Medplex
Telefone: (51) 3519-2744
Whatsapp: (51) 99397-1313

Contato Passo Fundo

Endereço:Rua Capitão Araújo, 297, sala 905
Telefone: (54) 3622-4424
Whatsapp: (54) 99256-9409

Responsáveis Técnicos: Dr. Bruno Gasperin - CREMERS 38752 e Dr. Felipe Fasolin - CREMERS 38659

© Copyright 2020 - Van Gogh Cirurgia Plástica. Criado por A+