01
set

Blefaroplastia: a técnica que vai dar vida ao seu olhar

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras superiores e inferiores, que consiste na retirada do excesso de pele, responsável por deixar o olhar caído e cansado.

Com o processo de envelhecimento, o olhar pode ir ficando com esse aspecto entristecido, devido à perda de sustentação dos tecidos e volume da região das pálpebras. O desconforto causado por essa aparência, leva muitas pessoas a procurar a blefaroplastia, com a intensão de tornar o olhar mais vívido.

Saiba como é o procedimento da blefaroplastia

O procedimento cirúrgico é considerado relativamente simples e pode ser realizado na pálpebra superior, na inferior ou nas duas. O tempo de duração da cirurgia fica em torno de 40 minutos a 1 hora, e é feito, na maioria das vezes, sob anestesia local por sedação.

O médico realiza pequenos cortes na área delimitada, retirando os excessos e termina suturando com pontos, que são facilmente retirados em uma semana e não causam dor.

Já a recuperação total da cirurgia, demora em média, duas semanas e durante esse período, é importante ter alguns cuidados:

✔Use compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço;
✔Lembre-se de dormir de barriga para cima com travesseiro sobre o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo;
✔Evite pegar sol na região;
✔Utilize óculos de sol quando precisar sair de casa para proteger da luz solar;
✔Não utilize maquiagem nos olhos;
✔Passe protetor solar para que as cicatrizes não fiquem mais escuras, mesmo em dias nublados ou em locais fechados.

Sobre a cicatrização

É comum as pacientes chegarem no consultório com receio de fazer a cirurgia pelo medo das cicatrizes, afinal, ninguém quer ficar com marcas no rosto. Mas o procedimento não deixa cicatrizes aparentes, as pequenas marcas tendem a ficar camufladas nas linhas naturais dos olhos. Na parte superior, a incisão acompanha a linha do sulco da pálpebra, ocultando a cicatriz nas dobras naturais da pele. Já na parte inferior, a cicatriz fica na porção interna da pálpebra, tornando-se imperceptível.

Atenção! Uma informação bem relevante é quanto às expectativas que as pacientes criam. Muitas vezes, na ânsia de se livrar de vários “defeitinhos”, elas podem achar que a blefaroplastia poderá resolver tudo, o que, na verdade, não acontece.

É importante salientar que, esta cirurgia não remove pés de galinha, rugas profundas ao redor dos olhos, não trata de sobrancelhas caídas, nem elimina as manchas escuras ao redor dos olhos. Por isso, antes de tomar a decisão de realizar qualquer procedimento cirúrgico, converse com o médico especialista que vai te atender, ele certamente, irá tirar todas as suas dúvidas para que você prossiga com tranquilidade.