cirurgia plástica
22
abr

3 Dicas para quem vai fazer cirurgia plástica

Está planejando sua cirurgia plástica? Então esse blog é para você! Separamos 3 dicas para te ajudar nesse processo, pois ele deve ser muito bem pensado para que você obtenha resultados seguros e satisfatórios.

Confira como você pode iniciar o seu planejamento!

1. Busque referências sobre o cirurgião que fará sua cirurgia plástica

Além de indicações de seus/suas amigos(as) e de outros médicos, vá atrás de informações sobre a formação do cirurgião. Ter o diploma em uma boa instituição é o começo de tudo, porém, outra medida importante, é saber se o médico é especialista em cirurgia plástica. A legislação brasileira permite que, depois de concluir o curso regular de seis anos, o médico realize qualquer procedimento, ou seja, um médico que se formou ontem e não tem nenhuma expertise em cirurgia está legalmente habilitado a fazê-la.

2. A saúde tem que estar em dia

Antes de encarar o bisturi, você precisa passar com boas notas nos exames pedidos pelo médico e manter sob controle as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Fumantes, por exemplo, demandam cuidados, pois “a nicotina prejudica a circulação de sangue nos tecidos, favorecendo a má cicatrização”, explica Marcelo Sampaio, cirurgião plástico do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. “É preciso deixar de fumar pelo menos três meses antes e dois meses depois da cirurgia.”

3. Respeite o pós-operatório da sua cirurgia plástica

Seguir as orientações médicas depois da cirurgia é parte importante do processo. “As recomendações sobre repouso, atividade física, exposição ao sol, direção de veículos, alimentação e uso da medicação e de cintas cirúrgicas também são critérios de segurança”, diz Marcelo Sampaio, do Hospital Sírio Libanês. Deixar de fazer o que o médico recomenda abre portas para o surgimento de infecções, manchas, aderências, fibroses e problemas de cicatrização.